O PORTAL DA EDUCAÇÃO

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA EDUCAÇÃO!

domingo, 17 de julho de 2011

TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO

A educação toma como referência algumas correntes filosóficas, que norteiam o fazer pedagógico, a partir de questionamentos, tais como: qual a finalidade da educação? Que tipo de indivíduos queremos formar? O que pretende a sociedade? Que papéis devem assumir os educadores e os educandos? Todos os questionamentos requerem uma reflexão filosófica.
Há três tendências filosóficas para explicar a educação: a redentora, a reprodutora e a transformadora.
A tendência redentora concebe a educação como um meio de manter a organização social e resgatá-lo quando for necessário. Um dos representantes dessa tendência é Comenius. Para ele, assim como outros pensadores, a educação tem um caráter salvacionista, é através dela que podemos proteger a humanidade dos possíveis desvios da sua essência.


Cabe ao educador escolher qual das tendências deverá nortear seu trabalho decente, não deixando que outros façam por ele.


A tendência reprodutora pressupõe que a educação reproduz a sociedade e as ideologias vigentes. A escola é considerada como um ambiente discriminatório, ela imprime ideologias das classes dominantes e, em vez de democratizar, ela reproduz as diferenças sociais e perpétua o status quo.

Podemos destacar como adeptos dessa tendência Louis Althusser, que classifica a escola como um aparelho ideológico de estado (AIE), e Pierre Bourdieu, que afirma que no processo de reprodução, a escola atua com a violência simbólica, ou seja, um tipo de agressão que não ocorre concretamente, com a utilização da força física, mas no campo dos discursos, das idéias, de maneira sutil.
A tendência transformadora, por sua vez, é crítica, busca compreender a educação como mediação de um projeto social. Ela tenta ser intermediária entre as tendências anteriores, pois não considera a educação de modo tão otimista quanto à redentora, nem tão pessimista como a reprodutora. Os teóricos desta tendência admitem que a educação, agindo a partir dos condicionantes históricos, tem um papel ativo na sociedade.
Tendo como referência essas três linhas filosóficas, que definem a concepção de homem, educação e sociedade, é que surgem as tendências pedagógicas, estas que definem os elementos didáticos que convergirão para o processo ensino-aprendizagem. Concluímos, então, que existe estreita relação entre Educação, Pedagogia e Filosofia, constatamos que a Pedagogia se delineia a partir de uma posição filosófica definida. Em suma, as tendências pedagógicas surgem a partir das tendências filosóficas.

Quadro Esquemático das Tendências Pedagógicas

Você já conheceu as tendências pedagógicas através do módulo impresso, não é verdade? Que tal observarmos seu quadro esquemático?

PEDAGOGIA LIBERAL

A Pedagogia Liberal pressupõe a adaptação dos indivíduos aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual.


PEDAGOGIA PROGRESSISTA

A Pedagogia Progressista pressupõe a análise crítica do sistema capitalista, sustentando as finalidades sociopolíticas da educação.


11 comentários:

sua opinião é de muita valia...