O PORTAL DA EDUCAÇÃO

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DA EDUCAÇÃO!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ATIVIDADE FÍSICA X DIABETES

Atividades físicas podem contribuir na prevenção e tratamento do diabetes, doença que acomete 4,5 milhões de brasileiros. Ainda assim, quando os exercícios são realizados inadvertidamente, há risco de sérias complicações para os pacientes.

 A especialista diz que a avaliação física ou cardiorrespiratória é uma das etapas mais importantes ao se iniciar um programa de esportes. "Os resultados não servem apenas para classificar a condição do diabético, mas como ponto de partida para a prática de exercícios, já que identificam a intensidade, freqüência, duração e tipo de esforço que estão fora da margem de risco para cada paciente"

Histórico familiar, doenças (principalmente as relativas à visão, aos rins, coração e neurológicas), tratamentos e medicamentos em uso, hábitos alimentares, tabagismo, níveis de triglicérides, colesterol e hemoglobina glicosilada formam os principais itens do banco de dados de cada diabético.

"As modalidades mais aconselháveis são caminhada, corrida, natação, hidroginástica, ciclismo, dança e ginástica aeróbica de baixo impacto. É importante que sejam atividades que utilizem oxigênio em suas reações para favorecer a queima de glicose e gordura", recomenda doutora Dolores. "A longo prazo, a pessoa também ganha maior resistência e melhora suas funções cardiorrespiratórias"

Mas toda e qualquer atividade deve ser feita somente sob orientação médica. "A prática indiscriminada pode provocar uma queda de açúcar no sangue, levando a pessoa ao desmaio ou até mesmo ao coma", diz a especialista. Outra recomendação é que se faça uma alimentação leve antes das atividades.

Os exercícios mais condenados, que apresentam risco de sérias complicações ao paciente diabético, são aqueles que favorecem lesões nos pés, os esportes de contato - como o boxe e as lutas marciais -, que podem comprometer a visão e desencadear uma hemorragia retiniana. "Maratona, alpinismo, mergulho em profundidade e halterofilismo também são desaconselhados", finaliza a médica.
 

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

HOJE É DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

É você quem o aluno vê quando faz a aula.
São os seus olhos que o aluno enxerga quando ele está triste ou solitário.
É sua voz que ele ouve dando ânimo para que continue, preserve na dieta, para não desistir e ir em frente rumo ao sucesso!
É você Professor de Ed. Física que interfere, positivamente, no destino de tanta gente, ajudando-as a terem mais disposição para o trabalho, transformando o dia de muitas pessoas em UM DiA ESPECIAL, com mais saúde e alegria.
Mesmo achando que ninguém te escute, é a sua atenção, carinho e dedicação que os alunos esperam encontrar.
Pode ser que jamais saibam quem é você de verdade, porque tudo o que eles ouvem, escutam e experimentam através dos momentos que estão com você.
Mas eu sei quem você é!
Você não é só mais 1. Vocé é o número 1!Muito obrigada por você existir e por fazer a diferença na vida de tantas pessoas!
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!
1º de setembro - Dia do Profissional de educação física!!!!